domingo, 24 de abril de 2011

Istambul 04 a 07 de abril 2011

Essa nova viagem tem como principal objetivo,visitar a Feira de Móveis de Milão 2011.
Combinei essa viagem com minhas duas amigas, Theka e Vera, da pós-graduação em Design de Interiores e decidimos conhecer Istambul, além de passar alguns dias em Praga, já que a Vera mora lá. Em seguida Jaqueline, mais uma amiga minha, também se juntou ao grupo e por último o Bernardo, meu filho caçula que estuda em Lyon/França, também decidiu viajar conosco!
Saímos do Rio no domingo, 03/04 às 19:00h, chegamos em Paris na segunda às 12:30h(horário local) e corremos feito loucas para um outro terminal pois nosso voo para Istambul sairia às 12:35h, felizmente mesmo com todo atraso, tudo deu certo e chegamos em Istambul às 16:45h.
Confesso que eu estava mais ansiosa para reencontrar o Bernardo, do que propriamente conhecer Istambul! E para confirmar a teoria de que o mundo é pequeno, nos encontramos ainda na fila da alfandega, no aeroporto de Istambul!! Muito bom olhar para o lado e ver meu filhão perto de mim novamente! O fato importante é que dia 08 de abril é aniversário do Bedô e felizmente vamos passar juntos!! :o)))
Ficamos instalados no Hotel All Seasons, perto do centro velho de Istambul e seguimos a programação que preparamos ainda no Rio. Na noite em que chegamos, fomos jantar no Shopping Historia que fica bem perto do hotel (fomos a pé).
Na terça, dia 05/04, visitamos a mesquita azul e a mesquita Haguia Sofya, as duas localizadas em Sultanahemet (centro antigo de Istambul). Almoçamos num restaurante de vidro, em frente à Haguia Sofya onde comemos uma Gözleme (paqueca turca) super tradicional aqui, feita por senhoras que as preparam em balcões expostos, para os clientes apreciarem o trabalho delas. Os recheios são variados e deliciosos. Caminhamos pelo centro antigo e paramos numa loja de doces onde provamos a baklava, folheado com nozes. Continuamos caminhando até a cisterna o Grand Bazzar, que é um labirinto com corredores estreitos, repletos de lojas e mercadorias. Do lado de fora desse mercado coberto por abóbodas coloridas, existem mais lojas e fomos abordadas por vendedores bem humorados, que nos ofereciam as mercadorias em italiano, espanhol, inglês, francês, alemão, português e em outras línguas que não conseguimos entender! Rsrsrs O astral desse lugar é bem divertido!
Eu voltei para o hotel caminhando com o Bedô e descobrimos uma “padaria” de doces turcos!! Fomos obrigados a parar e provar os doces em formatos e cores diferentes, com recheios de nozes, pistache e frutas. O cheiro gostoso do lugar nos atraiu!
Paramos também para o Bedô comprar uma cerveja turka, Epsel...assim que ele provar eu conto o resultado!!
Voltamos para o hotel, encontramos as amigas e saímos em seguida para jantar no Shopping Galeria que fica afastado do nosso hotel e na beira do Bósforo. Comemos um “pide”, que é uma espécie de calzone de mushroom. Muito bom!!

2 comentários:

raquel disse...

C/ é bom conhecer lugares lindo com suas histórias contada e mostrada através do seu olhar. bjs

Regina Segura disse...

Que bom prima!! O objetivo é mesmo levar você, que lê, junto!! ;o)