segunda-feira, 25 de abril de 2011

Praga 07 a 11 de abril

Chegamos a Praga no fim da tarde do dia 07 (quinta) e fomos direto para o apartamento da Vera onde nos instalamos.
Assim que chegamos Vera nos contou que havia reservado um jantar no seu barco Kotva (jazz boat), um barco-restaurante com uma banda de jazz ao vivo. Vera nos proporcionou uma noite magnífica onde brindamos o aniversário do Bernardo! O barco foi todo reformado e decorado pela Vera. O jantar estava delicioso e a noite ficou ainda mais gostosa ao som da banda de jazz. O barco percorre o rio e a cidade a noite fica ainda mais linda toda iluminada.



No segundo dia em Praga, saímos cedo para passear pelo centro, visitar a biblioteca, caminhamos na praça do centro velho para vermos o Orloj, relógio astronômico medieval que está localizado na torre da prefeitura municipal da cidade velha, é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do sol e da lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos). Na praça do centro velho vimos também as torres da Igreja Týnský, em estilo gótico. Na minha opinião Walt Disney se inspirou nessas torres para criar o castelo da Cinderela!! Olhe as fotos e me diga se não concorda comigo!!??...rsrs Sentamos num dos cafés da praça e tomamos um chocolate quente enquanto observávamos o movimento. Almoçamos num barco-restaurante chamado Grosseto Marina Ristorante. Um almoço delicioso num barco super bem decorado! Uma tarde deliciosa.



No terceiro dia, fomos conhecer a casa nova da Vera que ainda está sendo construída. Podem imaginar um grupo de arquitetas e designers observando, avaliando e sugerindo idéias numa obra?? Rsrsrs...O projeto da Vera está sensacional e ficou marcado nosso retorno à Praga para vermos a casa pronta!! Depois dessa visita- consulta à obra, seguimos de carro para conhecer Kutná-Hora, uma cidade pequena e muito interessante onde visitamos a catedral de Santa Bárbara, uma obra gótica grandiosa que você não pode deixar de conhecer! Caminhamos pelas ruelas e nos encantamos com as construções muito bem conservadas. Visitamos também a Capela de Todos os Santos (Sedlec) que é toda decorada com ossos. O cemitério tinha a fama de Terra Santa, ou que o abade Jindřich espalhara aqui uma mão cheia de terra, que trouxera de Jerusalém. Por isso aqui se deixavam enterrar não só pessoas locais, mas também da Baviera, Polónia e Bélgica. Em 1318 foram aqui enterradas 30.000 pessoas vítimas de uma epidemia de peste negra. Durante a Guerra Hussita o cemitério tinha uma extensão de 3,5hectares. Depois começou lentamente a ser extinto. As ossadas foram primeiro, reunidas à volta da Igreja, mais tarde na sua parte inferior. Pela primeira vez em 1511 um monge quase cego reuniu as ossadas em seis pirâmides, cada uma das quais, composta por10 000 ossos. Segundo ele se orientou posteriormente Jan Blažej Santini para a renovação da capela dos ossos. Em 1870, a capela foi organizada, da forma como hoje se nos apresenta, sob o impulso de Karl Schwarzenberk. O interior é desde o altar aos lustres decorado com ossadas humanas. Peça rara da capela é um lustre composto de todos os ossos que compõem o corpo humano. Nesta capela de ossos, que é uma das maiores da Europa, foram utilizadas as ossadas de cerca de 40 000 pessoas. Impressionante! Vale o passeio.
No último dia em Praga eu e Vera fomos levar o Bedô no aeroporto, pois ele teve que voltar pra Lyon. O estágio dele iniciava dia 10 de abril e apesar de eu estar muito feliz por ele, confesso que gostaria que continuássemos a viagem juntos, pois nossa próxima parada seria Milão com Saloni Milano 2011 e eu tenho certeza que ele iria adorar!! Essa coisa de levar filho em aeroporto e ter que me despedir, é matadora. Impossível não chorar e não querer muito ir com ele. Os filhos crescem e a gente nunca aprende que eles precisam seguir a vida deles. Acabo sempre querendo que eles fiquem pertinho de mim sempre :o(
Enquanto eu e Vera levamos o Bedô ao aeroporto, Theka e Jaque ficaram no centro de Praga fazendo as últimas comprinhas. Nós nos encontramos pra almoçar e depois fomos encontrar os filhos da Vera, num parque lindo de onde tivemos uma vista linda da cidade! Carol e Alê estavam brincando com patinetes e aproveitamos pra caminhar e brincar um pouco com eles. O parque estava lotado de crianças e pessoas aproveitando o fim de tarde ensolarado e agradável. Uma bela despedida de Praga.

Nenhum comentário: