segunda-feira, 25 de abril de 2011

Na manhã de quinta, dia 7, Bernardo e eu fomos conhecer o Palácio Topkapi, pois foi o único que faltava conhecer da nossa programação em Istambul. Eu fiquei muito impressionada com a quantidade enorme de jóias com esmeraldas, rubis e brilhantes, não me lembro de ter visto nada igual pelas minhas andanças em viagens! Saímos do palácio e fomos caminhando em direção ao Bósforo e descobrimos um agradável caminho com lojinhas, restaurantes e poucos turistas. A beira do Bósforo é sempre movimentada e cheia de vida. O dia estava especialmente bonito com sol e uma temperatura agradável em torno de 15 graus. Nossas amigas preferiram aproveitar o último dia esticando a hora do sono e nos encontramos com elas na hora de fazer o check-out no hotel.
A cidade é cheia de gatos lindos que mais parecem angorás. Eles andam soltos pelas ruas e se concentram em praças e templos onde também se concentram turistas. Parecem todos da mesma raça, com pelos longos e macios, pelos de cores variadas e absolutamente simpáticos, interagem com todo mundo que lhes ofereça carinho e comida, é claro. Atendem quando chamamos, posam para as fotos com elegância e paciência, demonstram que estão alí para isso e agradecem se em troca lhes damos um pedacinho do lanche. A vontade de levar todos pra casa é enorme...pena não poder... :o(
Istambul me surpreendeu positivamente. É uma cidade organizada, apesar do transito pesado, preserva seus prédios e obras, tem uma boa sinalização para os pontos turísticos. Usamos o tram para nos locomover e atendeu perfeitamente bem no eixo onde se encontram os pontos turísticos. Com relação a comida, encontramos opções para vegetarianos e não tivemos dificuldade de encontrar locais simpáticos e convidativos para fazer nossas refeições.
Vou levar de Istambul a lembrança das vozes que entoavam os mantras nos minaretes evocando os religiosos para as orações, sem dúvida um momento bonito e tocante.
Nossa próxima parada é Praga. Na primeira vez que estive nessa cidade, minha amiga Vera estava no Brasil, dessa vez que estamos juntas, vamos visitar sua casa e ela nos levará para conhecer melhor essa cidade que é lindíssima!

Nenhum comentário: