quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Corfú

Hoje foi nossa última parada na Grécia. Conhecemos Corfú. A mais charmosa das ilhas jônicas. Completamente verde cheia de ciprestes e muitas flores nessa época do ano, Cofù tem as águas calmas de azul lindo e absolutamente transparentes. É impossível não se encantar com esse lugar.

A cidade foi controlada por Venezianos antes de ser retomada pelos Gregos, por isso sua arquitetura lembra muito a de Veneza com cores pastel, sacadas de ferro trabalhado e janelas de veneziana em madeira colorida.

Nas encostas ficam as mansões com jardins muito elaborados. É um lugar de veraneio da maioria dos Gregos e Italianos milionários.

Fomos até Palaiokastrítsa que são três enseadas agrupadas ao redor de um promontório totalmente coberto por uma vegetação densa, essa região é a mais procurada dessa ilha. É impressionante a beleza das praias, a cor do mar e a visão dessas enseadas do alto do monastério Moní Theotókou que visitamos também.

Se você tiver a oportunidade de vir a Corfú, organize seu tempo para ir à praia!! É frustrante ver esse mar e sair daqui sem dar pelo menos um mergulho!

No caminho para Palaiokastrítsa, vimos as ruínas da Velha Fortaleza com a igreja de São Jorge logo abaixo. Hoje na velha fortaleza acontecem shows de luz, som e danças folclóricas.

No centro antigo caminhamos pelas ruelas com lojas e restaurantes, visitamos a igreja ortodoxa de Ágios Spyrídon (São Esperidião), cujo campanário de domo vermelho é o mais alto da cidade e à direita do altar está o sarcófago do santo padroeiro. Escolhemos um café no Edifício Liston (em frente ao campo de críquete), construído durante o governo francês e sentamos em frente à Esplanada. Ao redor dessa praça conhecemos também o Palácio de São Miguel e São Jorge, construído pelos ingleses, foi residência da família real grega e hoje abriga o Museu de Arte Asiática. Também passamos pela Rotunda Maitland erguida em homenagem a um dos britânicos que fizeram parte do governo inglês em Corfú.

Voltamos para o navio no fim da tarde e zarpamos em direção à Dubrovnik na Croácia. Nossa última parada antes de voltarmos para Veneza.

Até lá!!

Nenhum comentário: