sábado, 18 de setembro de 2010

De volta à Veneza

O navio chegou à Veneza hoje pela manhã bem cedo e vimos da varanda do camarote a cidade ainda bem vazia e silenciosa.

Chegamos com chuva e vento frio, o desembarque acabou sendo mais confuso do que o normal.

Fomos para o hotel, dessa vez em Veneza Mestra, e saímos em seguida para Veneza, munidos de casaco e guarda-chuva. Mesmo com esse tempo ruim não desanimamos de caminhar pelas ruelas para descobrir mais lugares e riquezas desse lugar.

Caminhamos da Praça de Roma até a Praça de São Marco, passando pelo Mercado de Rialto, que desde 1097 abre diariamente com as barracas que vendem peixes e frutos do mar, legumes, verduras, frutas, temperos e flores. Os moradores chegam falando alto uns com os outros, brincando e cumprimentando como deve ser todos os dias. O ambiente é amistoso e vai ficando cada vez mais movimentado até por volta do meio dia.

Visitamos as pequenas lojas da ponte do Rialto que vendem tudo que o turista procura para levar de lembrança daqui.

Entramos em todas as igrejas que passamos pelo caminho, algumas maravilhosas nem sequer constam dos guias, até chegarmos à Praça de São Marco.

A igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari, uma das mais visitadas, é um exemplo da arquitetura veneziana gótica, levou mais de 100 anos para ser construída e o que mais me impressionou nessa maravilhosa igreja foram as cadeiras do coro, são três fileiras com 124 cadeiras ao todo, todas entalhadas em madeira por Marco Cozzi em 1468.

A igreja San Nicolo da Tolentino tem na entrada colunas de mármore branco com cerca de 10 metros de altura e no interior encontramos pinturas de Ticiano.

Na igreja de San Rocco, do início do renascimento, encontramos obras de Tintoretto. A escadaria da fachada invade a praça onde também se encontra o museu de Leonardo da Vinci.

A chuva e o frio nos fez voltar para o hotel mais cedo hoje e esperamos que amanhã o tempo melhore, porque há muito o que fazer e ver por aqui!

Nenhum comentário: