sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Croácia - Dubrovnik

Nossa última parada nessa viagem de navio foi em Dubrovnik. Uma cidade medieval na encosta de uma colina que hoje é um balneário procurado por turistas de todas as partes.
Os hotéis na beira do mar e as grutas que podem ser alcançadas pelas areias das pequenas praias que existem aqui são as imagens que mais chamam atenção quando chegamos de navio.

A guia local nos levou de ônibus até um dos pontos mais altos da ilha para vermos todas as casas e principalmente a cidade velha cercada pela muralha de pedra. Todas as ruas e casas foram feitas com a mesma pedra, retirada das colinas dessa região.

Entrando pela porta de Pile no começo da rua principal da cidade velha, a Stradun, encontramos uma feira onde os moradores vendem frutas, verduras e legumes de suas próprias plantações, frutas cristalizadas, bordados, e os famosos saches de lavandas em pequenos saquinhos de tecido bordados a mão.

Fomos ao Mosteiro dos Dominicanos para vermos as pinturas do renascimento e a primeira farmácia dessa região, que é mantida em funcionamento até hoje. Uma construção gótica clássica caprichosamente restaurada depois de diversos terremotos e ataques pelos quais essa cidade passou.

Na volta ao navio e saindo do porto de Dubrovnik, fomos presenteados com uma bela vista dessa fortaleza.

Navegamos agora de volta à Veneza onde desembarcaremos e ficaremos por mais três dias antes de voltar ao Brasil.

Passamos o resto da tarde usufruindo das atividades e dos mimos que o navio nos proporciona.

Hoje teremos uma animada festa de despedida aqui no navio e nos despediremos também dos novos amigos que fizemos nessa viagem.

Eu sei que nem todos gostam de viagens de navio, mas eu adoro!! Confesso que não gostei tanto da viagem que fiz dentro do Brasil, porém me recordo com muita satisfação de todas que fiz no exterior. Acho muito bacana esse clima incomum (meio festa no Titanic... rsrs) e essa grande mescla de povos, línguas, costumes. Fico observando como somos diferentes (roupas, cabelos, maquiagem, alimentação, dança, diversão...) e iguais também... é muito interessante!! O conforto de poder viajar junto com o próprio hotel compensa as rápidas excursões e qualquer incomodo que possa haver. Os navios são cada vez mais modernos e confortáveis e muitas vezes perdemos a idéia que estamos navegando. A alimentação é além do que se pode esperar (tem que ter cuidado para não engordar!!) e tem cardápio para todos os gostos. O cuidado que a tripulação tem com cada uma das nacionalidades que circulam por aqui é admirável. Fica aqui a minha dica para quem nunca experimentou. Vale à pena fazer uma viagem de navio para fora do Brasil, uma vez que seja.

Amanhã chegaremos cedinho em Veneza, nos hospedaremos em Veneza Mestra (fora da cidade velha) e em seguida partiremos para mais caminhadas e passeios em Veneza.

São os últimos dias de descanso e pretendemos aproveitar bastante!

Nos vemos no Brasil!! Até lá!!!

2 comentários:

Ary Segura disse...

Minha querida Regina,
Sou leitor do seu blog, estou acompanhando vcs, e curtindo as belas fotos postadas.
Aproveitem bem.

Bjs.
Seu sogro preferido

Regina Segura disse...

Oi Seu Ary!!
Que bom que está acompanhando!! Agora conseguimos uma internet mais rápida e pude atualizar todas as fotos...divirta-se!!

beijossssss
Sua nora preferida!! (Que a Lucia não nos leia!! hehehe)