domingo, 23 de maio de 2010

De Shekhawati fomos, em menos de 1 hora, para Mandawa, “the open gallery city” como é chamada. Nos hospedamos no “Mandawa Castle”. Quando chegamos ao castelo fomos surpreendidos com o intenso calor e levamos um tempo para nos acostumar.

No final da tarde caminhamos em volta do castelo para conhecer as casas dos nobres e as pinturas deixadas nas paredes, fachadas e detalhes de influência mongol, hindu e inglesa. O que nos impressionou é o abandono em que tudo isso se encontra.

Essas casas hoje são verdadeiros "cortiços" habitados por sem teto que acabam destruindo por falta de orientação. Eu jamais andaria nessa região sem um guia mas fiquei impressionada com um tesouro que precisa urgente de restauro e proteção.


Na volta do passeio fomos conhecer melhor o hotel que é um castelo heradado por uma família que está ampliando e restaurando as instalações pois esse hotel hoje é muito procurado por viajantes que cruzam a Índia de norte a sul como nós. Ele fica num ponto estrategicamente confortável para o pernoite durante a viagem.Nós ficamos no quarto principal do hotel, que era usado pelo dono desse castelo (uia!). Um quarto com pilares da arquitetura mongol, janelas com detalhes indianos, fotografias, pinturas, tapetes e peças expostas como um pequeno museu. Bem diferente de tudo que já conhecemos.

O ponto alto desse dia foi o jantar no jardim do hotel, com comida típica indiana e SEM pimenta (finally!). Eu provei vários pratos e adorei!! O representante pelos guias e motoristas que nos atenderam na Índia, Sr. Arum, jantou conosco e terminamos a viagem com um bate papo esclarecedor sobre todos os temas que escrevi aqui durante esses 14 dias. Uma aula de história, religião e valores.

Nenhum comentário: